Reunião define regularização das APPs.

18/11/2009

No dia 11 de novembro, foi realizada a primeira reunião com proprietários de áreas confrontantes com os córregos Taquaral e Bela Vista, a fim de definir e isolar as Áreas de Preservação Permanente. Todos que foram convocados para a reunião terão o prazo até dezembro para regularizarem a área.

A diretora de Meio Ambiente Anaira está realizando visitas às áreas para verificar as dificuldades e trabalhos que devem ser feitos.

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente está coordenando o projeto de Recuperação das Matas Ciliares, embasado em Leis Federais e Estaduais, designando ao município comunicar e trabalhar em prol à regularização das áreas, beneficiando os proprietários, para que tenham aparato quanto às questões legais.

Os proprietários que não receberam o comunicado por qualquer motivo, devem procurar a Prefeitura Municipal de Pirangi com a máxima urgência.

As matas ciliares são fundamentais para o equilíbrio ecológico, oferecendo proteção para as águas e o solo, reduzindo o assoreamento de rios, lagos e represas e impedindo o aporte de poluentes para o meio aquático. Formam, além disso, corredores que contribuem para a conservação da biodiversidade; fornecem alimento e abrigo para a fauna; constituem barreiras naturais contra a disseminação de pragas e doenças da agricultura; e, durante seu crescimento, absorvem e fixam dióxido de carbono, um dos principais gases responsáveis pelas mudanças climáticas que afetam o planeta.