Projeto de Pirangi é um dos vencedores do Prêmio Acessa São Paulo de 2011.

12/07/2011

O Prêmio Acessa São Paulo, promovido pela Se­cretaria de Gestão Pública, elegeu o projeto “Conhe­cendo a minha história”, de Pirangi, como um dos três melhores projetos de inclusão digital do pro­gra­ma Acessa São Paulo em 2011. A solenidade de pre­miação aconteceu no últi­mo dia 6 de julho, no Me­morial da América Latina, em São Paulo.

Desenvolvido e aplica­do pelo monitor Muriel Brefore, o projeto reúne ci­da­dãos com diferentes ní­veis de escolaridade e di­fi­culdades de leitura e es­cri­ta, e aproveita a tecnologia para a alfabetização. No blog www.conhecendomi nhahistoria.blogspot.com, os alunos contam suas pró­prias histórias de vida.

 “Conhecendo minha história” concorreu com outros 50 trabalhos da Re­de de Projetos do Acessa São Paulo, e passou por três etapas de seleção, com a avaliação de um júri de especialistas nas áreas de políticas públicas, internet e desenvolvimento de pro­jetos comunitários, como Soninha Francine e Rober­to Agune.

Por estar entre os três vencedores da edição do Prê­mio Acessa São Paulo, o monitor Muriel Brefore foi premiado com um no­te­book, e uma câmera fo­tográfica, presenteada aos 12 monitores que chega­ram à grande final.

“Apenas três projetos fo­ram premiados, mas todo trabalho desenvol­vi­do dentro das salas do pro­grama Acessa São Pau­lo - e já são mais de 300 exe­cutados na Rede - são de grande relevância para o desenvolvimento, e mais que isso, para a vida do ci­dadão”, afirmou o secre­tário de Gestão Pública, Jú­lio Semeghini.

Prêmio Acessa SP -

Além de Pirangi, o A­ces­sa São Paulo premiou os tra­balhos realizados pelos mo­nitores de Ma­ra­bá Pau­lista, na região de Pre­si­den­te Prudente, que foi elei­to o melhor projeto do ano, e de São Lourenço da Serra, da Grande São Pau­lo.  

O projeto “Introdução à educação digital”, de­sen­­vol­vido pela moni­to­ra Eli­­zângela de Souza, de Ma­rabá Paulista, contou com oficinas para levar co­nhe­­cimentos sobre a utili­za­ção das novas tecno­lo­gias da in­formação aos pro­­fissio­nais da área da edu­cação. Já o trabalho de­senvolvido em São Lou­ren­ço da Serra contou com cursos sobre a plataforma “Goo­gleDocs”, forma se­gu­ra de salvar arquivos na rede.

Sobre a Rede

A Rede de Projetos do Acessa São Paulo é uma ação que tem como obje­ti­vo levar novos conheci­men­tos para a comuni­da­de em que se situa o Posto do Acessa São Paulo e fa­zer dele mais que um lugar de acesso à internet, mas um local de aprendizado, troca de conhecimento e ci­­dadania. Mais de 300 ati­vidades já foram desen­vol­vidas e aplicadas em sa­las do Programa espa­lha­das pelo Estado. Todas são compartilhadas no portal da Rede de Projetos http://rede.acessasp.sp. gov.br. Assim, é possível que haja um intercâmbio entre mo­nitores de dife­ren­tes mu­ni­cípios, com o apri­mora­mento e a repli­cação de pro­jetos rele­van­tes.

Acessa São Paulo

O Acessa São Paulo é um programa de inclusão digital do Governo do Es­tado de São Paulo que já ultrapassou a marca de 50 milhões de atendimentos. Desde a sua fundação, em 2000, são 2,2 milhões de usuários cadastrados. Ao todo, são 627 postos em funcionamento em 535 municípios, com mais de 5 mil computadores e 1,2 mil monitores.

O Acessa São Paulo é um programa do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Gestão Pública e gerido pe­la Prodesp (Companhia de Processamento de Da­dos do Estado de São Pau­lo).