26/11/2012
A arte/educadora Jaqueline Graciano representou a Faculdade de Educação São Luís de Jaboticabal em evento científico neste último dia 1º de novembro, no Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista – IA – Unesp.
Graduada em Educação Artística em 2010 na FESL, e especialista em Administração Escolar pela mesma Faculdade, Jaqueline é professora de Arte na EMEF Joaquim de Abreu Sampaio Vidal.
Atualmente ela cursa Especialização em Arte/Educação: Tendências Contemporâneas, curso esse que lhe proporcionou compartilhar com os participantes da 22ª edição da CONFAEB – Congresso da Federação de Arte/Educadores do Brasil, um recorte de sua atual pesquisa na Pós-Graduação.
Dentre os inúmeros trabalhos enviados ao Congresso, a pesquisa de Jaqueline foi selecionada para ser apresentada no eixo temático Mediações culturais: fundamentos, práticas, políticas. Em sua investigação, a aluna debate o papel visual e sonoro na educação contemporânea. Seu objeto de estudo é a vinheta da telenovela “Cordel Encantado” (Rede Globo, 2011), com a qual defende a possibilidade de ensinar e aprender a cultura nordestina por meio das imagens animadas que aludem à técnica da xilogravura.