06/07/2009
A Prefeitura Municipal iniciou medidas de recuperação da mata ciliar do córrego Taquaral, próximo ao ginásio de esportes da cidade. No local, foram plantadas mais de 300 mudas de árvores de espécies florestais nativas, através do manejo e preparo adequado do solo, técnicas culturais, e muito trabalho visando recuperar a qualidade da água e a paisagem perdida há muito tempo.
“Este gesto representa o início da recuperação dos rios nos arredores de nossa cidade, servindo de exemplo para todos os proprietários de terras que possuem áreas de APP (Área de Preservação Permanente)”, ressaltou a bióloga Anaira Caramelo. Em sua opinião, “a educação ambiental é a principal ferramenta para a recomposição da mata ciliar, e a partir do momento que esta estiver implantada nos cidadãos, com certeza a recuperação ambiental deixará de ser um problema e passará a ser uma solução”.
Segundo Anaira, para que o trabalho de recomposição possa ser concluído, torna-se necessária a retirada do gado dos arredores das APPs, pois só assim o trabalho terá sucesso. “Os 30 metros de cada lado das margens dos rios devem ser respeitados, pois a lei que sustenta esta afirmativa já está em vigor, e a denúncia pode acarretar multa ao proprietário”, alerta.
A Prefeitura de Pirangi espera contar com a colaboração de todos neste trabalho, que terá continuidade na estação propícia à chuva, visando aproveitar o recurso natural como fonte principal para o crescimento das mudas com sustentabilidade.
Fonte: Assessoria de Imprensa
PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRANGI - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização.