25/03/2011
O esporte como um agente transformador da sociedade, levando disciplina, saúde e educação aos adeptos. Essa é a meta do departamento municipal de Esportes que valoriza os “prata da casa”. Sob o comando do professor Wagner Luís Carvalho [um grande incentivador e entusiasta do esporte amador], essa filosofia é seguida ao pé da letra.
Nas diversas competições em diferentes categorias e modalidades, Pirangi disputa com seus próprios jogadores, ou seja, sem contratações de atletas de outras cidades. “O importante é dar preferência para os atletas do nosso município e incentivar a prática esportiva”, afirma. Em sua opinião, o esporte é uma poderosa ferramenta de inclusão social.
Com esse critério é que são organizados os eventos do departamento municipal de Esportes, por exemplo a tradicional Olimpíada Regional. É, assim, que as equipes pirangienses participam de campeonatos, como a Taça EPTV de Futsal e torneios nas categorias menores. Sempre com o time formado exclusivamente por jogadores da cidade.
Para o diretor de Esportes, contratar jogador para representar o município não é solução. “Quando chamamos um jogador de fora, estamos tirando a vaga de alguém da cidade. Além de excluir o atleta do grupo, isso só serve para desmotivar o jogador. É uma iniciativa que não contribui para incentivar o esporte, pelo contrário, faz com que os praticantes se afastam da atividade”, declara.
Wagner acredita que prestigiando os atletas locais, promove a integração social, o estímulo ao treinamento e ainda a inspiração de crianças e adolescentes que estão inseridos nas categorias de base. Cada vez mais convencido de seu conceito, Wagner deseja que os demais dirigentes esportivos passam a compartilhar da ideia.
Em sua opinião, apesar de conviver numa competição os títulos não podem ser vistos como prioridade. “A cidade com seus legítimos representantes pode até não retornar com ótimos resultados, mas tem a consciência de que deu aos seus atletas a oportunidade de mostrar o seu talento”, resumiu. Nas entrelinhas significa que ganhar ou perder é um detalhe, o importante é competir.