Prefeitura Municipal inicia obras de recuperação da estrada Capoeirão.

15/06/2010

Há anos está tramitando no Ministério Público do Estado de São Paulo, uma ação civil pública de obrigações quanto à defesa do meio ambiente. Em 2004, o DEPRN (Departamento Estadual de Proteção de Recursos Naturais) foi acionado e elaborou laudo pericial, comunicando a necessidade de adequação das áreas afetadas, pois “o sulco erosivo tende a aumentar se nenhuma providência for tomada”.

Por determinação do Promotor de justiça de Monte Alto, a Prefeitura Municipal foi designada a reparar os danos ocasionados na estrada do capoeirão e dos solos agrícola rurais por águas pluviais. Em 2006 os proprietários dos imóveis se reuniram em Monte Alto e assinaram termo de concordância com a execução do projeto de recuperação ambiental.

Em 2008, foi determinado pelo promotor o prazo máximo para realização das obras, porém, após fiscalização as obras não haviam sido inicializadas.

Em maio de 2010, as obras de recuperação da estrada foram inicializadas e os trabalhos de contenção da água da chuva já estão sendo executados, através da construção de caixas, lombadas, bigodes, etc.

O benefício ambiental com esta obra será muito grande, pois através da recuperação, os problemas erosivos, de assoreamento, dispersão de fauna, déficit na biodiversidade, deficiência e m processos ecológicos entre outros, serão sanados. Para a execução da obra será necessária a retirada de 105 árvores, através de autorização expedida pela agência ambiental de Barretos-SP, porém serão plantas 2625 árvores em APP e também no local de intervenção.