10/09/2010
A Prefeitura de Pirangi vem intensificando o trabalho de recuperação das estradas na zona rural. A preservação das vicinais não pavimentadas e pontes rurais do município é preocupação contínua da administração municipal, que realiza trabalho de manutenção periódica, para preservar as condições destas importantes vias de escoamento da produção agrícola do município.
Dentro do seu plano de trabalho, a construção e manutenção das pontes rurais também são uma constante. Recentemente foi iniciada a construção da ponte do Barro Preto que liga os municípios de Pirangi, Taiaçu e Vista Alegre do Alto. Segundo o prefeito Brás de Sarro, a obra é um antigo anseio dos moradores daquela localidade e circunvizinhos e ainda faz parte do plano de governo, sendo agora atendida pela administração municipal.
“A antiga ponte foi levada pelas fortes chuvas de 2001 [quando várias pontes foram destruídas, inclusive sobre o Rio Tabarana, na vicinal Pirangi/Taiaçu] e desde aquela época os moradores e usuários daquela região ficaram sem condições de escoar sua produção e até mesmo se deslocar mais facilmente”, ressalta Brás.
O vice-prefeito João de Sarro, que também acompanha de perto a execução dos serviços, informou que “no começo do mês foi iniciada a estrutura da ponte, ou seja, estaqueamento, esteio, travesseiros e vigas, com mão-de-obra completa até o término da construção”. De acordo com a Prefeitura, as pranchas para o assoalho será realizado em parceria com a Prefeitura de Taiaçu e a Usina Nardini (Vista Alegre do Alto).
Mais um melhoramento na área rural do município foi realizado pelo governo municipal. Desta vez, na ponte sobre a travessia do Rio Tabarana e Córrego da Canela, na estrada que liga o Mogentale a vicinal de Taiaçu, que recebeu aterro para evitar alagamentos, atendendo outra reivindicação dos munícipes e cumprindo o plano de governo, lembra o chefe do Executivo.
“A estrada recebeu melhoramento no sentido de aterro e compactação, pois em anos anteriores sofria com alagamentos constantes devido a cheia do Rio Tabarana e a pouca vazão de escoamento das águas”, explicou Brás.
“Estamos executando diversas ações de atenção ao homem do campo, Constantemente, temos realizado obras e serviços de manutenção em estradas e pontes, a fim de que os produtores tenham facilidade para escoar a produção agrícola, bem como melhorar o fluxo de veículos e oferecer mais segurança a condutores e pedestres”, observou.
João de Sarro reforçou “é importante olharmos para cidade, mas também para zona rural, são importantes acessos utilizados por produtores rurais, trabalhadores e a população geral que estão sendo construídos pela administração municipal”.