16/03/2011
O prefeito Brás, o vice João de Sarro, a presidente da Câmara Municipal, vereadora Fátima Lanfredi, e os vereadores Pedro Jesus Fernandes, Chicão França, João Albani Neto e Pedro Fantasia participaram, no último dia 15,
Segundo Brás, participar de um momento como esse é uma forma de prestigiar a democracia feita através da vontade popular. “São parceiros que pelos próximos quatro anos vão ajudar a comandar os destinos de São Paulo e que são fundamentais para o desenvolvimento de cada região do Estado. Momento importante da democracia que fazemos questão de acompanhar de perto”, justifica o prefeito.
A sessão, que durou cerca de 30 minutos, foi conduzida pelo presidente da Casa, deputado Barros Munhoz (PSDB). O evento contou com a presença do vice-governador Guilherme Afif Domingos, do secretário-chefe da Casa Civil, Sidney Beraldo, do presidente do Tribunal de Justiça, Clovis Santinon, além de diversas autoridades municipais.
A composição de bancadas, por legenda mais votada, ficou desta forma: PT, 24; PSDB, 22; PV, 9; DEM, 8; PMDB, 5; PSC, 4; PPS, 4; PTB, 4; PDT, 4; PSB, 3; PCdoB, 2; PRB, 2; PR, 1; PP, 1; e PSOL, 1.
Entre os deputados empossados estão Celso Giglio, Antonio Mentor, Célia Leão, Baleia Rossi, Luiz Carlos Gondim, Rita Passos, Roberto Massafera e Campos Machado. Todos eles tiveram votos no município na eleição de outubro de 2010. O candidato mais votado, Uebe Rezeck não se reelegeu, ficando com a primeira suplência de seu partido, o PMDB. Outro deputado com votação expressiva em Pirangi, Geraldo Vinholi é o segundo suplente do PSDB e tomou posse no dia 18 de março para seu quarto mandato.
Tendo em vista a vaga decorrente do pedido de licença do deputado Bruno Covas (PSDB), nomeado secretário de Estado do Meio Ambiente, Welson Gasparini, na condição de primeiro suplente do partido, foi convocado. Da mesma forma, com o pedido de licença do deputado tucano Paulo Barbosa, nomeado secretário de Estado do Desenvolvimento Social, foi convocado Geraldo Vinholi, na condição de segundo suplente.
Anteriormente dois deputados suplentes foram empossados como deputados estaduais na Assembleia Legislativa de São Paulo. Com o pedido de licença do deputado Edson Giriboni para exercer o cargo de secretário de Estado de Saneamento e Recursos Hídricos, foi convocada a primeira suplente do Partido Verde (PV), Maria Regina Gonçalves. Do mesmo modo, com a licença do deputado Davi Zaia para assumir o cargo de secretário de Estado do Emprego e Relações do Trabalho, foi convocado o primeiro suplente do Partido Popular Socialista (PPS), Vitor Sapienza.
Primeiros contatos - O prefeito Brás de Sarro aproveitou a solenidade de posse dos novos deputados para retomar os contatos políticos com os parlamentares com objetivo de viabilizar recursos financeiros para investimentos em obras e serviços na cidade. Na ocasião, um dos deputados contatados foi Luiz Carlos Gondim.