Pirangi presente no seminário internacional do microcrédito.
28/04/2010
A agente do Banco do Povo de Pirangi, Elisangela Maria de Souza Bramé, participou do 1º Seminário Internacional do Microcrédito, no Palácio de Convenções do Anhembi, em São Paulo. Realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert), em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam), o evento teve como objetivos apresentar e discutir os desafios e os avanços na atuação de instituições no mercado de microcrédito; disseminar experiências vitoriosas de programas de microcrédito no Brasil e em outros países e possibilitar contatos e troca de experiência entre os participantes.
Estiveram presentes várias autoridades como o então secretário do Emprego e Relações do Trabalho, Guilherme Afif Domingos (que deixou o cargo para disputar a vaga de vice-governador num acordo eleitoral firmado entre PSDB e DEM); o diretor executivo do Banco do Povo, Antonio Mendonça, e outras. Entre os palestrantes destaque para o professor e economista peruano, Hernando de Soto, presidente do Instituto de Libertad y Democracia, com sede em Lima. Representantes do Banco Mundial, do Mibanco (Perú), Planet Finance, Banco do Nordeste (Crediamigo), São Paulo Confia, Real Microcrédito e Banco do Povo Paulista participaram dos painéis que aconteceram no último dia 24 de março.
Durante o seminário foram premiadas as melhores unidades do Banco do Povo no ano de 2009. A agência de Pirangi foi a primeira colocada por faixa populacional entre 10.001 a 11 mil habitantes e a 27ª na classificação geral, entre mais de 200 cidades, até 30 mil habitantes. Os números apontados no Relatório de Desempenho Operacional do Banco do Povo Paulista são impressionantes: em 2009, por exemplo, foram fechados 42 contratos, num total de quase R$ 160 mil. Para dar uma ideia da relevância dos programas de microcrédito, o Banco do Povo Paulista, em 11 anos de atuação, emprestou mais de R$ 642 milhões, em 210 mil operações no Estado de São Paulo.