20/05/2010
Mais um compromisso do atual governo municipal de Pirangi foi cumprido no último domingo (9) – especial Dia das Mães. Com a inauguração do Centro de Convivência do Idoso, as pessoas da melhor idade agora possuem um espaço agradável e exclusivo. A unidade fica localizada na rua Floriano Peixoto, no bairro Nossa Senhora Aparecida, próximo a Casa do Trabalhador. A construção do centro foi iniciada na gestão anterior, pelo prefeito, à época, Luiz Carlos de Moraes, tendo como vice-prefeito Brás de Sarro.
Com
Em um espaço destinado à permanência diurna dos idosos são desenvolvidas diversas atividades para elevar o nível de qualidade de vida, assegurando seus direitos sociais, criando inclusive condições para promover a auto-estima, integração e participação efetiva na sociedade. O atendimento será feito de segunda-feira a sábado, e os usuários poderão permanecer no CCI durante o período da tarde, das 13 às 16 horas.
O nome atribuído ao CCI é uma homenagem a Antonio Simão Alves, também conhecido como “Benedito da Nísia”, pertencente a uma das famílias mais queridas de Pirangi. A biografia do homenageado foi lida por sua neta, Aline Chaves, e emocionou os familiares presentes na inauguração. Ele faleceu em julho de 1996.
Como parte da cerimônia, a administração municipal ainda homenageou todos os presidentes da Terceira Idade constituída em 1994 no município. Depois de Marlene Andrade Cola Scardelato, passaram pela presidência da entidade Maria Ambrosina Tolentino de Sousa, João Lourençato, Anerço Bento e Benedita Cimino, até chegar a atual Maria Mailde Cola Botelho.
‘A grande obra é melhorar a vida das pessoas’
“Vocês são a razão e a motivação de tudo isso”. Com esta afirmação dirigida especialmente à terceira idade, o prefeito Brás de Sarro iniciou seu discurso na inauguração do Centro de Convivência do Idoso. “Temos a imensa satisfação de entregar uma nova morada para o grupo da melhor idade que só foi possível porque vocês acreditaram na administração de ontem e de hoje”, disse Brás.
O prefeito falou ainda do sonho que se torna realidade. “Na verdade todos nós, na infância e na idade adulta, e até mesmo na velhice temos sonhos e planos. O idoso quer ter o orgulho de olhar para trás e dizer que fez o melhor por aqueles a quem tanto ama, deseja sempre que possível reuni-los em sua volta e curtir a vida com mais tranquilidade”, declarou.
Durante a solenidade, o prefeito Brás de Sarro ressaltou que “melhorar a vida da pessoa idosa é uma obra de relevante significado social em favor da cidadania”. E, acrescentou “o principal objetivo é atender melhor as pessoas. Esperamos que tenham bons momentos nesta casa, sempre com muita união e respeito”.
Acolhimento do idoso
A presidente Mailde Botelho comemorou a conquista do novo prédio cedido gratuitamente ao grupo da Terceira Idade “Recordar é Viver” pelo prazo de 20 anos. “Agora temos um novo lugar para ficar. Isso é maravilhoso porque estávamos numa casa apertada”. O depoimento foi seguido de agradecimento ao prefeito Brás e ao vice João de Sarro que se destacam pelo trabalho realizado não apenas na área social, mas também em outros segmentos da administração, como na saúde, educação, meio ambiente e infra-estrutura urbana.
Também destacou a importância do CCI estimulando a convivência, a socialização, a participação, a integração e o exercício da cidadania, através de atividades físicas, sociais, culturais, recreativas, ocupacionais e de lazer, buscando a melhoria de sua qualidade de vida. Ela afirmou ainda que a pessoa idosa se sente útil tendo atividades variadas. “O idoso precisa e merece [o atendimento]”, completou.
Exercendo o segundo mandato na presidência, Mailde ainda convidou outras pessoas a participar do grupo. Atualmente são 183 pirangienses participando de programação diversificada que inclui passeios, bailes, jogos e comemorações. Já especificamente no CCI, os associados terão bingo e lanche às quintas-feiras, além de jogos de carteados todos os dias.
Pensando no bem-estar da pessoa idosa
Falando em nome dos vereadores, o presidente da Câmara Municipal, Benedito Pegorallo, lembrou que a obra foi iniciada pelo ex-prefeito Luiz Carlos de Moraes e concluída pela atual administração municipal com o apoio dos parlamentares que aprovaram as verbas necessárias para sua realização. Chegou a mencionar até a necessidade futuramente da ampliação do prédio, mas reconheceu que o centro proporciona mais conforto aos participantes nas atividades.
Em sua opinião, com este ato o governo municipal demonstra todo respeito àquelas pessoas que tanto contribuíram com a cidade. “Parabéns, prefeito e vice-prefeito, por mais essa ação de resgate da cidadania dos nossos idosos, que precisam de uma mão amiga para ter uma vida melhor”, frisou.
O presidente da Câmara de Vereadores ainda elogiou a iniciativa do governo Brás-João de Sarro na escolha do nome de “Benedito da Nísia” para denominação do local. “Vejo com alegria a perpetuação do nome do casal que viveu sempre junto e colaborou no progresso de Pirangi”, revelou.
O empenho em busca de recurso
O vice-prefeito João de Sarro fez a leitura do decreto municipal de designação do nome ao logradouro público e aproveitou para narrar a “longa caminhada” por Brasília e São Paulo para obtenção dos recursos financeiros para execução da obra. “Esta obra faz parte de nossa administração, mas vem [sendo construída] desde a gestão passada. Lembro-me que juntamente com o ex-prefeito Luizinho e vereadores da época, entre eles o Sidney [Zósimo] Vidotti, lutamos para conquistar a verba”, conta.
O relato foi confirmado pelo ex-prefeito Luiz Carlos de Moraes que recordou que a verba deveria ter sido liberada “por Brasília”, mas o governo federal cancelou o repasse. A Prefeitura de Pirangi foi beneficiada com duas emendas para construção do CCI. A primeira por intermédio do então deputado federal Aloysio Nunes Ferrreira Filho e a outra pelo deputado Mendes Thame, mas não foram concretizadas devido a imbróglio administrativo.
Entretanto quis o destino que o autor da primeira emenda, como secretário da Casa Civil do governo Serra autorizasse a liberação dos recursos. “A verba prevista para Brasília, acabou sendo repassada pelo governo do Estado”, adicionou Luizinho. Para o ex-prefeito, o importante é a obra ter sido construída e entregue para a população. “Agora que todos usufruam das instalações”, finalizou.
Presenças no evento
A inauguração da obra contou com a participação de diversas autoridades. Além do prefeito Brás, do vice-prefeito João de Sarro, participaram a primeira-dama Elisa de Sarro, Elizabete Olivati de Sarro (esposa do vice-prefeito João de Sarro), a presidente da Terceira Idade, Maria Mailde Cola Botelho, e os nove vereadores da Câmara Municipal (Benedito Pegorallo, Chicão França, Douglas Scardelato, Doni Empreiteiro, Fátima Lanfredi, João Albani Neto, Paulo Magalhães, Pedro Fantasia e Pedro Jesus Fernandes).
Também marcaram presenças os ex-vereadores Sidney Zósimo Vidotti e Alberto Luiz Massabni, diretores e assessores municipais, dirigentes e membros da Terceira Idade e outros convidados. O evento foi abrilhantado com a participação da Banda “7 de Março” que executou o hino nacional e outras músicas de sucesso.
No final da solenidade foi servido um café da manhã preparado pela equipe da Cozinha Piloto, sob o comando da nutricionista Viviane Batista Sabião. O prefeito Brás agradece a todas as funcionárias.