18/09/2010
Na cidade de Pirangi, Muriel Jairo Brefore, coordenador chefe do Acessa SP e do Telecentro Comunitário, também se mobilizou com a questão dos trabalhadores rurais. Só que, neste caso, a descoberta iria além do manuseio do mouse ou da habilidade com o teclado. Ele foi apresentado a uma turma de adultos que não tiveram a oportunidade de estudar e, por este motivo, frequentam um curso de alfabetização conduzido por uma professora da região.
Ela propôs uma parceria, imaginando estimular dois tipos de aprendizados em uma tacada só. Ele topou o desafio e o projeto entrou em ação. Os alunos que evoluíssem no aprendizado das letras também passariam a frequentar o posto, nas noites de terça-feira, para ganharem também o mundo dos bytes.
“A inclusão digital pra este tipo de público só vai trazer benefícios. Tem muitas pessoas aqui que trabalham em usina e um aluno meu, de 75 anos de idade, tem medo de perder o emprego porque ele fala que tudo está sendo informatizado.”
Ao conhecer melhor as pessoas e suas histórias de vida, Muriel sugeriu uma outra novidade para a turma. Ele criou o blog “Conhecendo minha história” que, além de incentivar a escrita e a leitura, vem mexendo com os ânimos dos alunos: “O que eu tenho visto é que estes cursos os farão reconquistar a auto-estima. A nossa sociedade é muito preconceituosa e os analfabetos são vistos de outra forma. Eu quero mudar isso e ajudá-los nesse sentido”, ressalta.