20/12/2010
Pelo segundo ano consecutivo, Pirangi conquistou o Selo Verde Azul, um título simbólico concedido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente aos municípios paulistas que conseguem cumprir, com sucesso, as 10 metas estabelecidas pelo Projeto Município Verde Azul, cuja proposta é descentralizar a política ambiental do Estado. Uma grande conquista que coroa o trabalho da cidade em relação ao meio ambiente. O certificado de Município Verde Azul garante à administração municipal prioridade na captação de recursos junto ao governo do Estado.
Neste ano, dos 614 municípios avaliados, 143 receberam o certificado - são reconhecidos como exemplo ambiental somente os que atingem a média acima de 80 em avaliação, que varia de zero a
Pirangi alcançou 86,54 pontos de 100 possíveis em uma avaliação que leva em conta o cumprimento de 10 diretivas que regem o Projeto: esgoto tratado, lixo mínimo, recuperação da mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, habitação sustentável, uso da água, poluição do ar, estrutura ambiental e conselho de meio ambiente. A cidade ficou na 47ª colocação ante a 52ª do ano passado.
Lançado em junho de 2007, o Projeto Município Verde Azul tem como principal proposta descentralizar a agenda ambiental paulista. Em 2008, na divulgação do primeiro ranking, 44 municípios alcançaram nota igual ou superior a 80. Em 2009, foram 168. O objetivo é descentralizar a política ambiental, ganhando eficiência na gestão ambiental e valorizando a base da sociedade.