28/07/2010
A 6ª edição da Olimpíada Regional de Taiaçu foi iniciada com jogos, provas e torneios em diferentes modalidades esportivas. A cidade de Pirangi, representada por cerca de 240 atletas, com idade entre 10 e 75 anos, chega como uma das favoritas ao título deste ano. Os pirangienses tentarão o quinto título - o terceiro consecutivo, com a participação em todas as disputas do evento.
“Vamos disputar mais uma vez a Olimpíada de Taiaçu e novamente lutar para ficarmos entre os primeiros colocados”, comentou o diretor de Esportes, professor Wagner Luís Carvalho. De acordo com ele, a cada ano a competição fica mais acirrada.
Começo de vitórias - O destaque no primeiro dia de competição foi a vitória do basquete masculino sobre Taiúva por
Já o futebol de campo (categoria livre) foi eliminado com a derrota para Vista Alegre do Alto pela contagem mínima. O torneio é disputado no sistema de mata-mata e como foi vencido os pirangienses deram adeus nesta modalidade.
Favoritismo - O xadrez, a natação e a maratona feminina são algumas das apostas de sucesso neste ano na Olimpíada de Taiaçu. Por outro lado, Pirangi estreará nas competições de basquete feminino e futebol society máster. Ambas as modalidades foram incluídas pela primeira vez nos jogos.
Com poucos inscritos no basquete feminino (apenas cinco cidades), Pirangi já está garantido na semifinal da modalidade. No grupo A, a equipe terá como adversária as anfitriãs taiaçuenses. O duelo serve somente para decidir quem será o primeiro colocado do grupo e, assim, definir os confrontos da semifinal.
O futebol society máster, por sua vez, foi favorecido com a ausência de Viradouro e venceu por wo (abreviação da palavra walkover, ou vitória fácil, em português), assegurando participação na semifinal do torneio.
Outras disputas - O vôlei masculino e feminino, o futsal masculino e o vôlei feminino mirim tropeçaram na estreia e viram ficar mais longe a classificação para a próxima fase. Apesar da derrota para Vista Alegre do Alto, o futsal masculino tem melhores condições de avançar porque dois times do seu grupo vão à semifinal.
A bocha despachou Viradouro e Taiaçu e já se garantiu entre os quatro primeiros da modalidade. Agora disputa com Cândido Rodrigues uma vaga na final da competição. A damas perdeu na primeira rodada para Viradouro que terminou o torneio da modalidade em terceiro lugar.
Devido o número limitado de participantes, o handebol feminino joga contra Taiúva, no próximo dia 26, valendo classificação para a final do torneio. O vôlei feminino da terceira idade, se vencer Taiúva, no dia 24, também estará disputando a medalha de ouro no dia 29 de julho.
Quadro de medalhas - A primeira medalha na Olimpíada Regional foi conquistada no último domingo (11) na prova do ciclismo feminino. Aliás, foram duas medalhas: Raíssa Magalhães chegou em segundo lugar e faturou a medalha de prata. O bronze também é de Pirangi com Elisabete Loures da Conceição. Na quarta colocação, outra pirangiense, Jaqueline Elias da Silva.
O ciclista Rodrigo Alexandre Spósito, mais conhecido como Barata, por pouco não subiu no pódio. Ele ficou na quarta posição no ciclismo masculino. A equipe pirangiense contou também com o ciclista Flávio Pereira dos Santos.