PIB de Pirangi cresce 84% em 10 anos.

03/04/2011

A economia pirangien­se cresceu 84,68% entre os anos de 1999 e 2008, se­gun­do levantamento di­vul­­gado pela Fundação Sea­de e realizado em par­ceria com o IBGE (Ins­tituto Brasileiro de Geo­­grafia e Estatística) que indica o PIB (Produto In­­terno Bru­to) de cada mu­­nicípio bra­sileiro. Nestes 10 anos, o PIB de Pirangi - so­ma das riquezas produ­zidas no município - saltou de R$ 62 milhões para R$ 114,5 milhões.

De acordo com o resul­tado, o se­tor de serviços é o mais re­pre­sentativo na compo­si­­ção do PIB mu­ni­cipal. Do total­, cor­res­pon­de a R$ 67,8 mi­lhões, ou seja, 59,21%. Em se­gui­da apa­rece a agrope­cuá­ria, com R$ 25,83 mi­lhões, re­pre­sen­­­tan­do 22,56% e a in­­dús­­­­tria que fechou com R$ 12,49 milhões, equiva­len­te a 10,91% do total. O PIB per capita (por habi­tan­te) também é destaque regis­trando alta de 68,4% em uma década. Em 2008, o va­lor foi R$ 10,6 mil, con­­­tra R$ 6,3 mil em 1999.

O PIB calculado pe­lo IBGE apresenta os va­lores adicionados brutos, a preços correntes, de três grandes setores da ati­vidade econômica - agro­pe­­cuária, indústria e ser­viços -, além da série do valor adicionado bruto da administração, saúde e educação públicas e se­guridade social.

Conforme o instituto, a metodologia utilizada e a base de dados do PIB dos Municípios estão com­pletamente integradas às novas séries das Contas Na­cionais e das Contas Regionais do Brasil, sen­do seus resultados compa­tíveis com a Classifica­ção Nacional de Ativida­des Econômicas.