29/03/2019
Foram realizadas no mês de março de 2019, visitações na Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) de Pirangi junto à rede municipal de ensino. Essa ação teve como finalidade abordar sobre a importância do sistema e também sobre como acontece o processo de tratamento do esgoto antes de ser devolvido ao córrego Tabarana.
O tratamento de esgoto consiste em um processo de remoção de poluentes (carga orgânica), com base no método biológico, ou seja, que utiliza as próprias bactérias do meio para a realização do tratamento. Cabe destacar ainda que esse é o método mais utilizado no Estado de São Paulo.
No decorrer da visita foram apresentadas todas as etapas do processo, ou seja, desde a chegada do esgoto na ETE (lagoa anaeróbia) até a saída, que ocorre na lagoa facultativa, com a finalidade de demonstrar todos os processos necessários ao tratamento.
Essa iniciativa é de fundamental importância, já que promove o conhecimento acerca do que é feito com os efluentes do município, que só podem ser lançados após tratamento. Cabe destacar também que essa é uma ação vinculada ao programa Município Verde Azul, que tem como finalidade abordar questões de educação ambiental de maneira contínua sobre a importância e existência da ETE.