Calçadão em estrada vicinal garantirá mobilidade e segurança aos pedestres.

25/06/2010

Obra é executada pela Prefeitura Municipal de Pirangi em parceria com o De­par­tamento de Estradas de Ro­dagem (DER)

Uma das principais vi­ci­nais do município de Pi­rangi, caminho diário de tra­balhadores, está rece­ben­do um novo projeto de revitalização do trânsito que garantirá mais mo­bilidade e segurança ao pedestre. Uma obra públi­ca diferenciada, que sur­giu pela necessidade de me­lhorar a segurança dos cidadãos pirangienses, em especial dos funcionários do abatedouro de aves, que transitam pela estrada.

Ao longo dos anos a via se tornou o corredor com in­tensa passagem de pe­destres e ciclistas que cru­zam com os veículos. São cerca de 200 pessoas a de­pender diariamente desse trajeto.

O projeto desenvolvido pela Prefeitura de Pirangi, em parceria com o De­par­tamento de Estradas de Ro­dagem (DER), órgão da Secretaria Estadual dos Transportes, vai garantir deslocamento de pedes­tres com segurança e auto­no­mia. Um calçadão co­mu­nitário, com 700 metros de extensão e 1,80m de lar­­gura, é construído para li­vre circulação de pedes­tres e ciclistas. “O calça­dão é um importante cor­redor de acesso ao Frango Gonzalez, evitando com isso que as pessoas tenham de caminhar sobre o leito as­fáltico e possíveis aci­den­tes”, esclarece o pre­fei­to Brás de Sarro.

Para o chefe do Exe­cu­ti­vo, com a construção des­­se calçadão do tipo co­mu­nitário, as pessoas te­rão um local destinado pa­ra poderem caminhar, sem mais a necessidade de disputarem o asfalto com os veículos, ou seja, “uma questão de segurança vol­tada à população”. A jus­ti­ficativa é compartilhada pelo vice-prefeito João de Sarro. Em sua opinião, “o cal­çadão vai proporcionar um local adequado e segu­ro para que as pessoas ca­mi­nhem na vicinal, sem a necessidade de terem que andar sobre o leito asfál­ti­co, o que é muito perigoso, pois se trata de uma vi­ci­nal de nossa cidade com mui­to movimento de veí­cu­los”.

Paralelamente, a admi­nis­tração municipal ainda cons­­trui­rá uma via secun­dária, com uma extensão de cer­ca de 700 metros, no mes­mo trecho da estrada vi­cinal que liga Pirangi-Taia­çu. “Serão aproxima­da­mente 1.080 metros qua­drados, partindo da ponte sobre o córrego Bela Vista até o Fran­go [Gonza­lez]”, infor­mou o prefeito. Segundo Brás, a obra será realizada com R$ 80 mil via­bilizados pelo depu­ta­do Uebe Rezeck jun­to ao go­verno do Esta­do. “Será mais uma alter­na­tiva que per­mitirá o pe­destre circu­lar normal­men­te, sem ar­riscar sua vida”, finalizou.