02/01/2011
As alunas do projeto “Agita Pirangi” estiveram, no último dia 30, no calçadão da Avenida Carmem Lúcia Giglio Girade para realizar exercícios físicos na academia de ginástica ao ar livre. A estagiária Larissa Aparecida Moraes acompanhou as alunas orientando sobre alongamento e como utilizar cada aparelho. No local, a Prefeitura Municipal instalou 10 equipamentos para a prática de atividades físicas para a população de um modo geral.
Segundo Larissa, a academia ao ar livre visa a melhoria da condição física e da qualidade de vida, com o objetivo de estimular o sistema nervoso central, além de fortalecer a musculatura, aumentar a capacidade cardiorrespiratória e a mobilidade das articulações, melhorando a flexibilidade e a coordenação motora. “São aparelhos que não têm peso, que usam apenas a força do corpo para exercícios de musculação e alongamento”, explica. Trata-se de um sistema que se adapta ao usuário utilizando o peso do próprio corpo, criando resistência e gerando benefício, independente de idade, peso e sexo.
Mas, apesar do acesso facilitado à prática de atividade física, algumas regras devem ser observadas, adverte a estagiária. “É preciso ficar atento à hidratação antes, durante e depois da atividade, respeitar o próprio limite, além de fazer uma consulta com um médico para saber sua condição e possíveis limitações e, se possível, procurar orientação de profissionais de Educação Física para uma execução correta e segura dos exercícios”, ressalta.