24/02/2009
O programa educativo “Alimente-se Bem”, desenvolvido entre os dias 2 e 19 de fevereiro em Pirangi, foi um grande sucesso. Realizado na cidade graças à parceria do Serviço Social da Indústria (Sesi) e a Prefeitura, o programa é voltado à orientação da população para melhor aproveitamento dos alimentos. “O objetivo do curso é orientar a população quanto ao bom aproveitamento dos alimentos para uma melhor qualidade de vida e um baixo custo”, ressaltou a diretora de Assistência Social, Maria Luiza Vanzato Carrareto.
O curso tem 10 horas de duração e as aulas são teóricas, práticas e degustativas, sendo ministradas gratuitamente pela nutricionista do Sesi, Keli Daiane Bortholazzi. O “Alimente-se Bem” é um programa desenvolvido desde 1999 pelo Sesi, que incentiva a aquisição de hábitos alimentares saudáveis, a partir de receitas saborosas e nutritivas a baixo custo, utilizando para isso, conceitos para o aproveitamento integral dos alimentos.
Nas aulas são passadas informações teóricas - entre elas as funções dos alimentos, como planejar as compras, reconhecimento e seleção de produtos, cuidados no armazenamento e no preparo (higiene), aproveitamento de sobras - e práticas, incluindo a preparação de pratos que utilizam o alimento integralmente. A finalidade é incentivar o consumo de itens com alto teor nutritivo, principalmente in natura, e conscientizar a população sobre o desperdício desses produtos.
O prefeito Brás de Sarro disse estar satisfeito com o resultado do programa no município, ressaltando a importância para a população beneficiada com dicas de economia doméstica e cardápios ricos em nutrição. Em sua opinião, “o curso foi muito proveitoso devido à orientação no aproveitamento dos alimentos, desenvolvendo receitas que utilizam cascas, talos, folhas e ramas e dão origem a pratos saborosos, saudáveis, nutritivos e econômicos”.
A solenidade de entrega dos certificados de conclusão do curso aconteceu em um clima de satisfação, tanto por parte das autoridades presentes - prefeito Brás de Sarro; a primeira-dama Elisa Helena Rossi de Sarro; Elizabete Olivatti de Sarro; a diretora de Assistência Social, Maria Luiza Vanzato Carrareto; a secretária do serviço social do município, Eliane Cadamuro; e, o diretor do Sesi, Cyro César Maricato, quanto das 200 participantes. Após a entrega dos certificados, o público pôde conferir algumas receitas aprendidas pelos participantes no curso.
Fonte: Assessoria de Imprensa
PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRANGI - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização.