04/08/2009
O precursor de toda a filosofia do microcrédito foi Muhammad Yunus, que nasceu em uma aldeia em um país muito pobre chamado Bangladesh que constantemente é assolado por catástrofes naturais, ele é o 3º de uma família de 14 filhos e cinco dos seus irmãos morreram ainda na infância, seu pai era um pequeno comerciante e sua mãe sempre socorria os pobres do bairro.
Ele estudou fez graduação em Economia e mais tarde obteve uma bolsa de estudos para fazer doutorado nos EUA e obteve o título de Phd.
Mas tarde resolveu voltar a Bangladesh e lecionar economia em uma universidade, mas sentia que poderia fazer mais por seu país, resolveu então fazer uma pesquisa em uma aldeia próxima ao campus universitário, à aldeia de Jobra e viu que a economia era baseada em trabalho informal de artesanato e que os agiotas consumiam todos os lucros das pessoas.
Vendo isso ele resolveu emprestar de seu próprio bolso uma quantia de 27 dólares a 41 pessoas tendo juros mínimos, ao fim do período obteve 100% do valor de volta, resolveu expandir seus empréstimos e pediu que um banco o Banco Janata emprestasse dinheiro aos pobres, relatando sua experiência com o microcrédito, depois de 6 meses de negociação o Banco Janata aceitou emprestar dinheiro às pessoas somente se Yunus fosse avalista, e ele assim o fez.
E em 1976 fundou o Grameen Bank (Banco da Aldeia) que foi transformado em um banco formal e independente por meio de uma lei especial em 1983 se tornando a primeira experiência de microcrédito do mundo.
Muhammad prega a filosofia de um Banco que acredita nos mais pobres, sem burocracia e que mude a vida das pessoas proporcionando subsídios para que elas cresçam.. Contrariando as expectativas o Banco Grammen tem somente 1% de inadimplência e cerca de 12 milhões de cidadãos do país, ou seja, 10% da população saíram da linha da pobreza através desses empréstimos.
Pelo seus feitos em 10 de dezembro de 2006, em Oslo, na Noruega, Muhammad Yunus e o seu banco de microcrédito Grameen foram agraciados com o Prêmio Nobel da Paz. O comitê do Nobel justificou a escolha em razão de sua contribuição para a paz, feita por meio dos esforços em prol do desenvolvimento econômico e social de Bangladesh a partir das bases, mediante a criação de programas econômicos inovadores, como o microcrédito, que ajudaram a tirar milhões de pessoas da pobreza extrema.
Muhammad Yunus. Fonte: COMITE PAULISTA PARA A DÉCADA DA CULTURA DA PAZ, 2000/2001.
Baseado na idéia de Muhammad no ano de 1998 o então governador Mário Covas, resolveu fundar o Banco do Povo Paulista.
O Banco do Povo é um programa do Governo do Estado em parceria com as Prefeituras Municipais ele visa gerar emprego e renda para o município, investindo no pequeno empreendedor seja ele formal ou não.
Em dez anos de operação, o Banco do Povo tem um número significativo de mais de 170.000 operações com um volume superior a R$ 500 milhões em empréstimos, com uma taxa de inadimplência de 1,20% sobre o volume total de recursos emprestados.
REFERENCIAS
BANCO DO POVO PAULISTA. 10 anos: Microcrédito Desenvolvimento Local e o BPP. São Paulo: Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho. 2006.
COMITE PAULISTA PARA A DÉCADA DA CULTURA DA PAZ, 2000/2001. Disponível em: < http://www.comitepaz.org.br/Yunus.htm>. Acesso em: 04 mar. 2009.
Para maiores informações acesse: www.bancodopovo.sp.gov.br
Fonte: Banco do Povo Paulista - Pirangi SP.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRANGI - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização.